terça-feira, 8 de maio de 2007

2º Dia

Viana do Alentejo

Manhã:


Fonte das freiras



Situa-se no jardim público, num espaço envolvido por um muro, com bancos. Construída no reinado de D. João V a pedido das freiras do convento das Jerónimas de Jesus, para abastecimento do mesmo.
Aquando da sua abertura, o povo mostrou desagrado visto que esta se destinava apenas ao serviço das religiosas, sendo parcialmente demolida em Setembro de 1820, durante uma grande seca que atingiu a vila, acto originado por falta de documentação judicial e discordância do povo. Foi restaurada e embelezada em 1896 durante a presidência de Dr. Isidoro de Sousa, sendo lá afixada uma lápide com a seguinte inscrição: “A união faz a força! Querer é poder!”.
A fonte, de caixa-depósito em forma de pórtico cego e de arco geminado, robusteceu-se no fundo, por capeamento pétreo, do tipo rústico, onde se afixaram as referidas lápidas oitocentistas. A taça muito baixa, recebe a água através de três gárgulas antropomórficas, de metal fundido, e as arquetas nascem de pilastras molduradas, onde repousam quatro dos seis fustes marmóreos, cilíndricos e de bracelete, aparentemente uns manuelinos e outros clássicos.


Chafariz do Rossio das Hortas



Localiza-se junto à estrada nacional 257 Viana do Alentejo - Alcáçovas, junto à rotunda. No reinado de D. Manuel I sofreu algumas reparações e foi colocado o escudo de armas. Possui 15 marcos circulares de pedra que serviam para a cavalaria além de um murete de suporte do depósito de água, que corre para o vasto e baixo tanque de água de mármore. O chafariz adulterado através dos anos conserva ainda o período arcaico.


Chafariz da Praça da Palha



Foi edificado no ano 1904 onde se viu de lavadouro municipal. É formado por 16 marcos de pedra para prender o gado e por 2 extensos e germinados tanques de grossa alvenaria.


Fonte da Cruz



Esta fonte, construída em 1898, está situada na rua 5 de Outubro, junto a churrasqueira “Três Bicas”. Nos últimos anos tem sofrido algumas reformas estruturais o que fez com que se perdesse os marcos circulares, no entanto, ainda subsistem as três Gárgulas de bronze fundido e uma lápide com a sua data de construção.




Almoço:



Churrasqueira “Três Bicas”
Rua Padre Luís António da Cruz, 75
7090-284 Viana do Alentejo
Telefone: 266953348
Horário: Das 7h às 24h.


Especialidade: Frango Assado




Tarde:

Santuário Nossa Sr.ª D’Aires



De todo o património monumental de Viana do Alentejo, o que mais se destaca é o santuário mariano de N. Sra. d’Aires, um antigo local de peregrinação e forte crença religiosa.
Foi fundada no séc. XVI, mas foi apenas concluída em 1804, depois de 60 anos de obras, com o objectivo da permanência do altar da padroeira N. Sra. d’Aires no seu local original. Possui uma beleza incrível, e a sua composição interior, repleto de pinturas no tecto e com um altar em talha dourada enorme de estilo rococó, admirável.
Na Casa dos Milagres, as suas paredes estão totalmente revestidas de ex-votos, que constituem um dos mais curiosos "museus" de arte popular do país, onde as pessoas colocam o pagamento das suas promessas à Protectora.
A sua festa anual decorre no 4º fim-de-semana de Setembro e a romaria no 4º domingo de Abril, uma das principais romarias do Alentejo.


A lenda do Santuário:

O Santuário de Nª. Srª. D' Aires, surgiu em honra de uma lenda, e que nunca deixou de acudir aos crentes, que em horas de aflição apelaram para o seu auxílio, como o atestam as centenas de ex-votos expostos na Sala dos Milagres.
Conta-nos a lenda que, andando um agricultor de nome Martim Vaqueira a lavrar a sua terra, a relha do arado levantou uma caixa que continha a imagem da Senhora. Ficou o lavrador muito impressionado, pois já anteriormente sonhara com aquela mesma imagem, e logo decidiu construir no local uma ermida onde o precioso achado ficasse exposto à veneração dos fiéis. Esta tradição harmoniza-se, aliás, com uma incrição latina gravada na pedra exixtente sobre a porta principal da actual igreja.
Nos campos próximos realizam-se festas desde tempos imemoriáveis. Para atender às necessidades dos peregrinos, construiu-se uma fonte que ostenta a data de 1640, e na qual não falta o bebedouro para os animais.


Jantar:



Fonte Figueira – Restaurante – Bar
Horta Fonte figueira
7090 – 999 Viana do Alentejo
Encerra às 4ªs Feiras
Horário de funcionamento:
13.30h – 15:00h e das 19.30h – 24h


Especialidades: Pratos Regionais Alentejanos

Sem comentários: