terça-feira, 8 de maio de 2007

5º Dia

Manhã:

Alcáçovas


Museu do Chocalho



Colecção particular de aproximadamente 3000 chocalhos, do mestre João Chibeles Penetra, onde estão incluídos um chocalho suíço e outro alemão feitos a máquina, alguns instrumentos de trabalho, e exemplares de todas as fases de fabrico dos chocalhos. Os chocalhos ornados com as iniciais da sua casa, constituíam um motivo de orgulho para os ganadeiros.
Este museu localiza-se na Rua da Esperança 152/4, 7090-029 Alcáçovas. Para visitar o museu contactar o nº 266 954 131.


Ermida de S. Pedro



Obra de arquitectura popular e religiosa, construída em aproximadamente 1536, e foi restaurado séc. XVIII, localiza-se no beco de S. Pedro e é de carácter privado. Podemos destacar as pinturas murais onde não narrados momentos da vida de S. Pedro e um amplo alpendre em volta da ermida.


Almoço:

Restaurante “Esperança” (mais conhecido como “O Chio”)
Rua da Esperança, nº45
7090-029 Alcáçovas Telef: 266 954 195



Tarde:


Palácio Fragoso – Barahona



Complexo formado por vários edifícios que compõem o passo dos Fragosos de Barros, onde residiam antepassados e familiares Costa Vieira, grupo de edifícios que foi adquirido por altura de 1650 e muito melhorado pelo deão da Sé de Évora D. Teotónio Manuel. O palácio ocupa uma vasta extensão do limite Sul da vila, sendo delimitado pelas Ruas dos Arcos, Amadas e Direita, esta no troço hoje designado de S. Teotónio.
A fachada principal, a Norte, mantém o aspecto arquitectónico que lhe foi imposto a partir da década 1770, e os acabamentos verificaram-se por volta de 1813, data que coincidiu com o apeamento do escudo de armas dos Vieiras, que adornava esta frente.
Contém também uma biblioteca, que é um exemplar muito raro na província, formado por cerca de 3000 volumes impressos, muitos deles encadernados em carneira e pergaminho.



Ponte de pedra da ribeira das Alcáçovas



A cerca da 5 km da vila mais precisamente junto da antiga estação de Viana. Subsiste a velha ponte dominando as cristas roquelas de maior largura da ribeira. Edificada em data imprecisa, mas a sua arquitectura remonta os sec.XV/ XVI, e sofreu uma profunda reforma no ano de 1606. É constituída por 3 arcos de volta plena, de grossa cantaria com diferentes volumes e vãos, e conserva escassos elementos que podem ser da época romana. Sofreu grande obra de reparação no nosso tempo, através dos Serviços Hidráulicos e da Direcção-Geral de Viação.




Ermida do Senhor da Pedra



Ao sul do Convento de N.ª Sr.ª da Esperança e no sopé do monte da Esperança ergue-se esta ermida, edificação ulterior a 1758 que assinalava, desde o século XVI, segundo se admite, a localização do Cruzeiro do mosteiro. Aqui se encontravam, processionalmente, os fiéis das diversas confrarias laicas, quando das peregrinações regionais.

O interior compõe-se de modestíssima nave de planta rectangular, com tecto de meio canhão e alçados lisos, caiados de branco. Lateralmente rasgam-se dois nichos vazios, e o altar-mor, aberto por arco mestre redondo, decorado pelo emblema domínico, é concebido num vão de cilindro cortado, apenas composto pelo cruzeiro da primitiva ermidinha de N.ª Sr.ª da Graça, obra marmórea assente em fustes de capitel jónico.



Jantar:


Restaurante-Pizzaria “O Altinho”
Rua José de Sousa Cabral, nº42
Viana do Alentejo 7090-275
Telf:963742384
Aberto todos os dias, das 10h ás 22h excepto as Quartas-Feiras.






________________________________________________________________________________




FESTIVIDADES


Aguiar



Festa da Primavera



A festa da Primavera trata-se de uma festa de cariz popular que tem lugar durante o fim-de-semana e inclui música, desporto, exposições e boa disposição. Realizou-se, pela primeira vez, em Junho de 2002, na freguesia de Aguiar.




Alcáçovas


Feira de Alcáçovas



A Feira anual de Alcáçovas, denominada antigamente de “Feira do Chocalho” realiza-se no Largo da Gamita no quarto fim-de-semana de Julho.Desde o século XVIII que a vila de Alcáçovas se distinguiu pelo fabrico e comercialização de chocalhos, transformando estes simples objectos utilitários em peças artísticas e de decoração. É uma feira franca bastante antiga, com cerca de duas centenas de anos onde se comercializavam vários artigos, nomeadamente, chocalhos.


Os visitantes são, na sua maioria, habitantes da vila e população de outras localidades vizinhas. Ao longo dos tempos a feira tem evoluído, apresentando hoje espectáculos musicais, desportivos e tauromáquicos. Também o número de expositores tem vindo a aumentar de ano para ano.



Festa de N.ª Sr.ª da Esperança



A Festa de Nossa Senhora da Esperança tem lugar no domingo do Espírito Santo, num monte pitoresco situado a 4 km da vila de Alcáçovas, onde se encontra uma ermida e igreja com o mesmo nome.


A Romaria realiza-se 40 dias depois da Páscoa e são os habitantes de Alcáçovas que através dos seus cantares e boa disposição animam a festa. É uma romaria essencialmente religiosa e que assenta no convívio entre os participantes que passam o dia junto à ermida.



Mostra de Doçaria



A Mostra de Doçaria realiza-se no mês de Novembro e é da responsabilidade da Autarquia de Viana do Alentejo. O objectivo é preservar as raízes da doçaria conventual e palaciana e dar a conhecer o que de melhor se faz no Concelho.



2000 – Ano em que foi feita pela primeira vez e contou com a participação de 12 doceiras apenas do Concelho. No ano seguinte, a mostra foi alargada a doceiras do distrito de Évora, o que levou a uma mudança de espaço. A Casa Santos Murteira acolheu nesse ano 18 doceiras.

2002 - A III Mostra de Doçaria afirmou-se no panorama dos eventos de Inverno na região fazendo parte da campanha promocional “Alentejo à Mesa” da Região de Turismo de Évora.

2003 - O certame voltou a mudar de espaço - tenda montada junto à delegação da Autarquia - devido há grande afluência de participantes (25) oriundos um pouco de todo o Alentejo.
A par das iguarias de fazer crescer água na boca, os sons tradicionais têm sido presença assídua no certame que, todos os anos, conta com a presença de chefes de cozinha conhecidos do grande público. É uma oportunidade única para descobrir novos sabores e sons em Alcáçovas.



Festa de São Geraldo



A Festa em honra de São Geraldo realiza-se anualmente no dia 15 de Agosto. Desde 1976 que a Festa se realiza ininterruptamente junto da ermida de São Geraldo, num dos extremos da vila.



Viana do Alentejo


Romaria a Cavalo




A Romaria a Cavalo realiza-se desde 2001, no quarto fim-de-semana de Abril, entre a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita do Ribatejo, e o Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo. A romaria é feita pela antiga canada real, mais conhecida pela estrada dos espanhóis num total de 120 km e contou, na primeira edição, com a participação de cerca de 200 romeiros.


Durante o percurso os romeiros passam pela Herdade da Valdera, Bairro do Margaço, Quinta do Sousa, Monte do Gradil, S. Cristóvão, São Brás do Regedouro e, por fim, pelo Santuário de Nossa Senhora D’Aires.A romaria pretende recuperar uma tradição antiga abandonada há cerca de 70 anos, quando os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário para pedir protecção para o gado e boas colheitas.Até 2006 a iniciativa foi da responsabilidade da Associação Equestre Moitense e contou com o apoio das Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo. Em 2007 a Romaria é organizada em conjunto pelas Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e Associação dos Romeiros da Tradição Moitense. A Romaria a Cavalo coincide com a tradicional peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires que atrai, anualmente, centenas de pessoas ao Concelho.



Feira D’Aires



A Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo no quarto fim-de-semana de Setembro. Trata-se de uma feira centenária e inclui manifestações religiosas, música, mostra de actividades económicas e comércio tradicional.


O certame tem mais de 250 anos de existência e realiza-se em torno do Santuário com o mesmo nome que recebe todos os anos milhares de devotos. Ao todo são três dias de festa num certame que todos os anos apresenta novidades aos milhares de visitantes que se deslocam a Viana do Alentejo.
Recorde-se que na origem da feira está a promessa feita pelos comerciantes de Évora em 1748, caso a epidemia que grassava na cidade fosse debelada, o que veio a acontecer. No seguimento dessa promessa, passou a realizar-se anualmente uma feira em torno do santuário que por alvará régio datado de 1751 concedido por D. José I, se torna feira franca.



Semana Cultural “Viana em Festa”



A Semana Cultural Viana em Festa ocorre na semana que antecede a Feira D’Aires e é organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo.


Os dois principais objectivos do certame são fomentar o gosto por diversas actividades quer culturais, quer desportivas e oferecer um programa cultural atractivo.

















1 comentário:

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

CHOCALHO
...
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=chocalho&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS